Blog

Publicado em 27/09/2021

O boom de eventos sobre a Indústria do Futebol no Brasil

Dentre todos os esportes, a economia do futebol continua surpreendendo no Brasil e em quase uma centena de países mundo afora, garantindo uma cadeia produtiva consistente e robusta com impacto direto na geração de empregos, renda e recolhimento de impostos. Trata-se da tão falada Indústria do Futebol, com suas peculiaridades, desajustes e desafios. Em âmbito brasileiro, já não restam dúvidas da sua considerável relevância junto ao PIB do país, que há muito ultrapassa anualmente a ordem de 50 bilhões de reais, levando-se em análise apenas os recursos que comprovadamente circulam em agentes importantes do setor como a CBF, federações, clubes, mídia, patrocinadores, empresários e, claro, o torcedor, o grande consumidor de todas as emoções que o futebol proporciona.

O setor de eventos também despertou para a força do futebol brasileiro. Há alguns anos tem sido possível observar um crescimento que vai além da realização das competições dentro dos gramados, havendo no campo das ideias a formatação de uma nova atmosfera de palestras, fóruns e cursos sobre as inúmeras nuances desse segmento, uma verdadeira era de aposta no saber e na importância do know-how em compreender os destinos do futebol. Diferente das primeiras iniciativas realizadas nos já longínquos anos 1990, excludentes por natureza e exclusivas para determinado tipo de público, passou-se a verificar um boom de novos eventos presenciais, espalhados por diversas capitais do país, além de recentes iniciativas on-line que ousaram desafiar o isolacionismo compulsório de um mundo em plena pandemia de coronavírus.

Foi na contemporaneidade desse contexto que o Futforum surgiu em 2019. Sediado em Fortaleza, umas das cidades mais apaixonantes do país, em razão de fatores como a cultura popular, aptidão turística, conexões aeroviárias e, claro, detentora de um futebol pujante com times que se destacam pela expertise na gestão e nos resultados competitivos dentro dos gramados, ancorados nas principais divisões do futebol brasileiro. Assim, o Futforum foi concebido com a missão de proporcionar capacitação e investimento em networking, algo essencialmente vital para a sobrevivência na Indústria do Futebol, elevando o grau de formalização das informações que a economia do esporte demanda quando o assunto sai das quatro linhas e passa a necessitar da desenvoltura em temas como marketing, direito desportivo, mídias próprias, gestão, formação de atletas, carreiras, etc.

Eventos como o Futforum se fazem cada vez mais necessários ao longo da extensa dimensão territorial do Brasil. Desde o consagrado Conafut em São Paulo, passando pelo itinerante Confut nordestino, viajando nas ondas virtuais do inovador Futsummit e desembarcando além-mar, em terras portuguesas, no glamoroso Global Football Management, para citar apenas algumas belas e recentes iniciativas do gênero, o que efetivamente potencializa a Indústria do Futebol é a necessidade contínua de democratização de acesso e aprimoramento sistemático dos agentes que formam a cadeia produtiva do esporte mais consumido no Brasil e no mundo. É exatamente nessa linha de raciocínio que aguardamos a próxima edição do Futforum. Vem pra Fortaleza, pois a Indústria do Futebol obrigatoriamente passa por aqui.

Por
Evandro Ferreira Gomes
Technique Marketing Esportivo

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Acesse e siga também o
nosso instagram

@futforumbrasil